Concursos Públicos Federais - Previsão de abertura de vagas

Concursos-publicos-abertos 2011

Concursos Públicos


Uma novidade boa para nós o jornal de Concursos JC&E, publicou uma entrevista com secretária do MPOG, leiam:

Uma decisão do Ministério do Planjemanto, Orçamento e Gestão (MPOG) agitou o concurseiro. Enquanto concursos estão suspensos, o Planejamento autorizou a nomeação de servidores para a carreira de analista de planejamento e orçamento. No ar, ficou a impressão de que o Ministério estava mantendo duas políticas: uma para sua estrutura e outra para os demais órgãos. Para esclarecer essa e outras dúvidas, acompanhe a entrevista da secretária de Gestão e Planejamento do MPOG, Ana Brito.
JC&E: Quanto à suspensão dos concursos, quando a população terá acesso ao resultado do balanço?

Ana Brito: Já temos os dados completos do levantamento de todas as demandas que recebemos dos ministérios e órgãos federais. Agora o que vai ser autorizado ou não, vai ser resultado de uma análise caso a caso, de acordo com alguns critérios, como a prioridade do vencimento do concurso e a substituição de funcionários terceirizados. Também estamos avaliando a estrutura do órgão que solicita o concurso e temos um programa de reforço de pessoal.
JC&E: Como foi elaborada a nomeação de 97 analistas de planejamento e orçamento, realizada este mês? Existe a preocupação disso sinalizar que o Ministério prioriza a própria pasta?

Ana Brito: As nomeações foram feitas considerando os critérios já explicados. Aqueles profissionais já tinham concluído o curso de formação e irão suprir a necessidade de vários órgãos da administração. As carreiras são geridas pelo Planejamento, mas a maioria desses servidores foi alocada nos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social, entre outros.
JC&E: Temos órgãos como a Polícia Federal, que aguarda aval para abrir 1.350 vagas; o INSS, que tem demanda para mais 2 mil cargos; o Ministério da Saúde, com 1.500 vagas, e o Ibama, com 300 vagas. Todos eles pertencem a áreas chave do governo. Há possibilidade de eles serem liberados?

Ana Brito: As necessidades são muitas e o nosso limite é pequeno. O Ibama, recentemente, teve autorizada a nomeação para 60 vagas de analista ambiental. É um número bem inferior ao pedido, mas foi o que pudemos liberar. No mesmo estado de análise estão o INSS e a Polícia Federal, mas estamos tentando atender cada órgão. A população pode acompanhar as decisões por meio do Diário Oficial da União.
JC&E: Como fica a situação dos candidatos que já estão aprovados e apenas aguardam a nomeação?

Ana Brito: É importante destacar que todos os direitos adquiridos dos aprovados serão respeitados. Encaixam-se nesse perfil aqueles concursos em que o número original de vagas não foi cumprido dentro da vigência do concurso.
Fonte: JC Concursos
Leiam também sobre este assunto nos posts:

Governo Federal contratará apenas Servidores Essenciais em 2011

Concursos Públicos Federais previsão de contratação



Por favor, caso tenha algum link quebrado(destino diferente ao desejado ou inexistente), favor acesse nosso Termo de Uso e preencha o formulário no final da página.

Comentários