Direito Tributário
Direito tributário é um terror para alguns, mas cada vez mais vem se tornando uma exigências em concursos públicos nas áreas fiscais, leiam esta matéria a respeito:Todo o cidadão brasileiro, segundo a Constituição Federal, tem direito à saúde, educação, segurança pública, entre outros serviços públicos. Inevitavelmente, há uma geração de despesa pública que é financiada pela própria sociedade na forma de impostos, taxas e contribuições. E a regulamentação das normas dessas cobranças é atribuição do Direito Tributário. “A matéria trata exatamente das regras que delimitam poder que o Estado possui de tributar a sociedade, de expropriar parte da riqueza privada, transferindo-a para o patrimônio público”, Romero Auto professor de um curso preparatório em Recife.
Direito Tributário é a principal disciplina para concursos na área fiscal, possuindo até peso superior a qualquer outra em prova. Por isso, quem vai prestar concurso para auditor fiscal - seja no âmbito federal quanto estadual e municipal -, precisa considerá-la matéria básica. “E tem que ser assim mesmo, pois é a disciplina jurídica que trata da atividade do auditor. O seu papel é aplicar, no caso concreto, a legislação tributária em cada caso, verificando se o contribuinte calculou e pagou seus tributos corretamente. Assim como precisa averiguar qualquer irregularidade praticada pelo contribuinte. É o auditor o responsável por apurar essa infração, aplicando as sanções previstas em lei“, completa Romero Auto.
Em relação aos assuntos a serem estudados, o professor enfatiza que tudo deve entrar no planejamento. “Lembre que essa é a disciplina mais importante para o concurseiro. Não dá para ficar sabendo mais ou menos, tem que estar sabendo mesmo”, ressalta. Porém, ele indica os tópicos que geralmente estão presentes nos exames, que são princípios tributários e imunidades tributárias; responsabilidade tributária; lançamento e suspensão, extinção e exclusão de crédito.
Esses assuntos são exigidos não somente no concurso da Receita Federal, mas nos certames de secretarias da Fazenda, tanto estaduais quanto municipais. Ou seja, o concurseiro que estiver desanimado com a notícia da suspensão de seleções no Executivo federal pode focar seus estudos para esses outros órgãos da área fiscal. O que irá variar, no caso, são as questões específicas sobre os tributos federais, estaduais ou municipais, que serão de acordo com o âmbito do cargo escolhido.
Leiam também o post :Video-aulas de Direito Tributário
Por favor, caso tenha algum link quebrado(destino diferente ao desejado ou inexistente), favor acesse nosso Termo de Uso e preencha o formulário no final da página.
Comentários
Postar um comentário
Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Serão publicados aqueles que respeitarem as regras abaixo:
- O comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outro site ou blog;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente utilizando a opção OpenID.
OBS:Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.